JULHO AMARELO: GRUPO CITOLAB LANÇA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

Pois é, ter um mês para debater e aumentar a conscientização sobre esse assunto é de suma importância, visto que as hepatites são um grupo de doenças que afetam o fígado e representam um grave problema de saúde pública em todo o mundo. Sendo assim, a Organização Mundial da Saúde as classificou de acordo com a forma e com o vírus que irá causar a transmissão, mas, de antemão, já falo para os senhores que temos a hepatite do tipo A, B, C, D e E.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Pode ocorrer, mesmo com uma baixa frequência, a contaminação pelo vírus da hepatite D na população, sendo muito presente na região Norte do País. E já a transmissão do vírus da hepatite E, embora não sendo muito da nossa realidade, ou seja, raro no Brasil, no entanto pode ser encontrado com maior facilidade no Continente Africano e Asiático.

Como já foi apresentado uma breve introdução, agora iremos nos aprofundar na forma de transmissão, prevenção e diagnóstico.  Está preparado? Então vamos!!!

Frente a esses múltiplos vírus citado acima, o importante é saber que a transmissão ocorre de forma variada, ou seja, depende do tipo do vírus. A Hepatite A, por exemplo, é transmitida principalmente através do consumo de água ou alimentos contaminados- o típico ‘’fecal-oral-“. A doença tem grande relação com alimentos ou água inseguros, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal (OMS, 2019). Diante disso, ter uma boa higiene é de extrema necessidade para se prevenir dessa contaminação.

Já as infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas.  Tendo como forma de contaminação por via transversal – mãe não aderida ao tratamento acaba por passar para filho(a) na gravidez-, por via sexual, por sangue contaminado pelo vírus, reutilização de material de tatuagem, relação sexual sem preservativo, utensílios de manicure e pedicure mal esterilizados e entre outros. Dessa forma, a hepatite B e C são consideradas uma doença sexualmente transmissível. A cronicidade se dá por nem sempre apresentarem sintomas, com isso grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção, sendo diagnosticada décadas após a infecção, com sinais relacionados a outras doenças do fígado, como cansaço, tontura, enjoo/vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados. Logo, a principal forma de prevenção para a hepatite B é a VACINAÇÃO e o uso constante do preservativo, já a hepatite C é o uso do preservativo e o não compartilhamento de material que contenha sangue.

Com isso, abordar esse tema é de suma importância, visto que o impacto dessas infecções acarreta em aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada as hepatites. Para você ter uma ideia, a taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada ao HIV e tuberculose.

Sendo assim, tendo em vista à necessidade de se ter um bom diagnóstico precoce para a doença, o Laboratório CITOLAB, preocupado com a saúde da população de Cruzeiro de Sul- AC e dos Municípios adjacentes, tem desempenhado um papel significativo, particularmente no diagnóstico e acompanhamento das Hepatites. Prova disso, houve um recente lançamento de um pacote de exames especializados, que inclui uma ampla gama de testes e análises laboratoriais altamente precisas, projetadas especificamente para identificar a presença do vírus da hepatite, avaliar a gravidade da infecção, monitorar a função hepática e adaptar o tratamento conforme necessário.

Com o lançamento do pacote de exames para diagnóstico e acompanhamento da hepatite, o CITOLAB demonstra seu compromisso em fornecer recursos abrangentes para pacientes e profissionais de saúde lidarem com essa condição complexa. No geral, com o lançamento do pacote de exames para o diagnóstico e o acompanhamento da hepatite, o CITOLAB deu um passo significativo para melhorar a saúde e o bem-estar dos indivíduos afetados por essa condição. Ao fornecer um serviço abrangente e de alta qualidade, eles estão capacitando pacientes e profissionais de saúde a agirem de maneira mais eficaz contra as hepatites. Essa iniciativa, por sua vez, reafirma o compromisso do CITOLAB em enfrentar os desafios de saúde pública e fornecer soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas pelo vírus da hepatite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *